terça-feira, novembro 06, 2012

Será que o Século XX foi uma Invenção?


Com toda esta "desordem" social no mundo, até dá para pensarmos se o século XX, não terá sido uma invenção.

Foi um século com muitas vitórias e conquistas, que até nos deu a ilusão de que poderia existir um mundo mais nivelado, com ricos muito menos ricos e com pobres muito menos pobres.

Uma ilusão boa, pelo menos para nós "Povo".

Andávamos tão entretidos a brincar à democracia, que se esquecemos-se dos saudosistas das histórias de príncipes e princesas, e claro, dos amantes de qualquer tipo de poder, que assim que puderam, viraram o mundo novamente de pernas para o ar.

Arranjaram os aliados de sempre, com os banqueiros e cardeais à cabeça da "manada". Os primeiros tinham saudades de se sentirem os donos do dinheiro, Os segundos sentiam a falta dos seus "pobres" e das senhoras de boas famílias, que voltaram a ter o seu passatempo  preferido, praticar a caridazinha por ai, aos coitados e desgraçados. 

Hoje há quem diga que quase nada mudou, mas é mentira, mudou muita coisa.

Claro que os ricos nunca deixaram de ser ricos, nem os pobres de serem pobres. Houve apenas uma melhor distribuição da riqueza, a tal ilusão. Algo que sempre desagradou aos primeiros. Nunca aceitaram que os "pobres" pudessem um dia ser doutores ou tratados como iguais num hospital público.

Só precisavam de espaço, para fazerem a sua "revoluçãozinha".

É por isso que se olharmos com atenção para o CDS e para a franja mais conservadora deste PSD, encontramos por lá uma boa parte dos descendentes da "Corte Salazarista". Os apelidos não enganam...

O óleo é de Adveed Mikhalovich.

3 comentários: