segunda-feira, março 31, 2008

Paisagens de Outros Tempos (5)


A Avenida Almirante Reis era assim, em 1940...
Espaçosa e com duas linhas de eléctrico, o transporte da época...

sábado, março 29, 2008

A Ponte e os Feijões

Claro que o Vasco da Gama não iria achar graça à brincadeira, ir buscar os "feijões" em vez de lembrar a sua figura ou a obra impar da engenharia portuguesa... mas eu sou de facto um tipo estranho.

Só um tipo estranho é que resolveria escrever sobre as sete toneladas de feijoada que foram devoradas pelos 15.000 "heróis", que quiseram entrar para o "guiness", colocando em segundo plano os 730 mil metros cúbitos de betão e as 100 toneladas de aço, num investimento de mais de 200 milhões de contos, naquela que ainda é a segunda ponte sobre o Tejo da Capital, que aproximou a Margem Sul mais ribatejana de Lisboa.
Esta "magnífica" e comestível inauguração aconteceu há dez anos...

quinta-feira, março 27, 2008

Teatros...

«O teatro é uma feira de vaidades.» Esta era uma das muitas frases provocatórias que estavam afixados numa das paredes do barracão onde muitos jovens actores da margem sul davam os primeiros passos na arte de talma.
João Branco sorriu para o placard divertido e insólito, que, segundo a sua opinião, não fugia muito da realidade. Ele sabia que para se ser actor era preciso ser corajoso, vaidoso e até exibicionista.
Para João, aquele espaço de exposição pública, quase permanente, tinha tanto de misterioso, como de assustador.
Devia ser por isso que admirava bastante os homens e mulheres que escolheram como profissão esta arte de viver outras vidas, para além do papel vulgar de simples cidadão que lhes foi oferecido pela sociedade.
E pensar que se aproximou do teatro, por um mero acaso...

Começo do conto "O Actor Taborda", do meu livro "Um Café com Sabor Diferente". A gravura é uma antiguidade, sobre o "Auto de Mofina Mendes".



quarta-feira, março 26, 2008

A Pose da Catarina

Este olhar, esta pose para a fotografia, é uma boa mostra de um Portugal (quase extinto...) que ainda morre de amores pelos campos...

A Catarina começou por ser uma ovelha de peluche da minha filhota, até passar a ser a imagem de marca de todos os rebanhos...

quinta-feira, março 20, 2008

A Nossa Publicidade (7)

Este anúncio publicitário é de 1958. Quem diria que a "Vaqueiro" conseguia permanecer tanto tempo no "top" das margarinas...
O curioso neste cartaz é a colaboração das leitoras na sua publicidade.
O que eu sei, é que cá em casa, já utilizámos outras margarinas, e nenhuma tem o sabor de "Vaqueiro"...
Boa Páscoa, com ou sem "vaqueiro" nos assados no forno, tão desta época...

segunda-feira, março 17, 2008

Duas Pessoas que me Envergonham, Especialmente Por Serem Portugueses

A grande vantagem dos blogues, é que normalmente só escrevemos aquilo que queremos.

Foi por isso que não me referi ao sujeito que preside a União Europeia (belo prémio que recebeu...), que reuniu há cinco anos (completados ontem) os senhores da guerra, que decidiram invadir o Iraque, através de uma mentira, que já destruiu a vida de mais de um milhão de pessoas e esfrangalhou completamente este país.
Mas não vou passar ao lado desse fulano, que governa a Madeira há trinta anos, desperdiçando o nosso dinheiro de uma forma vergonhosa, com os futebóis e outras "ilhas" do PSD e tratando os nossos principais governantes e o povo português de uma forma baixa e ofensiva.
Como não faço parte da gente de memória curta, não lhe rendo qualquer homenagem. E vou mais longe, se ele diz: «Estou-me a cagar para Lisboa. Quero que a Assembleia da República se foda.», eu acrescento que também me estou a cagar para ele e quero que ele se f..., mas muito bem f...
O desenho é do António...

sábado, março 15, 2008

Museus: Quem os Socorre?

O "Público" de hoje denuncia o perigo de os museus e palácios nacionais entrarem em colapso, devido à falta de verbas do Estado. Noticiou ainda, a entrega de uma carta ao novo ministro da Cultura, assinada por 28 directores, que alertavam para a escassez de dinheiro e de pessoal nestas instituições.

Sinceramente, não devia, mas tenho pena destes "labregos" que nos governam, cuja Cultura nunca passou pela visita a museus e monumentos, que ajudam a perceber muitas coisas, inclusive a nossa nacionalidade. E tenho ainda mais pena de que não percebam que há milhares de turistas que visitam o nosso país, atrás da nossa história, expressa nestes mesmos museus e monumentos, que ainda são o nosso melhor cartão de visita (a par do clima).
Os estrangeiros escolhem estes lugares, porquê? Porque são mais cultos e mais sensíveis? Provavelmente.
Mas sobretudo porque enquanto povos, são muito mais livres que nós...

sexta-feira, março 14, 2008

A SIC Lava Mais Branco

Em televisão surge sempre algo de novo, para nos surpreender, ou não...

Numa verdadeira operação de limpeza, a SIC, decidiu mostrar os retratos "intimos" de Sócrates e de Meneses, como se fosse possível limpar ou apagar as "manchas", que coexistem, desde sempre, nestes dois "fenómenos" portugueses.
O pior de tudo, é que quem optou por não assistir a esta palhaçada, tem sido brindado em quase todos os serviços noticiosos da estação e da sucursal (SIC Notícias), com a sua conversa, quase "téte a téte" com a Raquel Alexandra (até mostra o peluche que lhe ofereceram)...
E se o doutor Balsemão pensasse mesmo em vender detergentes? Talvez nem fosse má ideia...
Gostava mesmo é de ver os dois sujeitos, a discutir, quem é que afinal tem os "lençóis" mais brancos...

quinta-feira, março 13, 2008

Encontrei o Equílibrio Americano

Ao descobrir esta fotografia, pensei que poderia estar aqui, a solução para os democratas dos Estados Unidos da América.

Esta mulher junta as virtudes de Hillary e de Obama: é mulher e é negra...

A fotografia, "Manifestante da Marcha da Liberdade", é de Roy DeCarava.

segunda-feira, março 10, 2008

Música da Boa

Já tinha pensado escrever sobre a banda (gosto mais que orquestra...), da qual faço parte e onde estou a aprender os "acordes desafinados" de um dos instrumentos mais populares do nosso país, o acordeon.

Tudo graças ao talento e à imaginação de uma grande poetisa do norte, Alice Macedo Campos, que além dos seus talentos poéticos, é a maestrina da banda mais versátil e também mais incomum, da blogosfera.
Alice, eles não sabem, mas é impossível apagar, "A Tradução da Memória"...
A fotografia do bailarico lisboeta dos anos sessenta, animado por acordeon, é do Eduardo Gageiro.

sábado, março 08, 2008

A Mulher neste Mundo Desigual

Há homens que acham extremamente injusto que a mulher tenha um Dia só dela e que eles continuem “ignorados”. Se por um lado a maioria não passa mesmo de uma "cambada" de brincalhões, existem outros que levam a coisa mesmo a sério e não se rendam a estas homenagens, nem sequer com uma flor.
Nem tão pouco recuam no tempo e pensam que isso aconteceu porque houve uns senhores inteligentes, que não só perceberam o injusto da questão, como também acharam que ao oferecerem um dia à mulher, não iria ser o fim do mundo. A maior parte delas iriam ficar extremamente vaidosas e não se preocupariam com os restantes dias do ano (nessa altura contentavam-se com pouco..). Ao fim de contas eles ainda ficavam com 364 dias...
Agora falando a sério, a realidade mostra-nos um mundo ainda tão desigual, onde se finge que a mulher tem as mesmas oportunidades, embora a afastem, sempre que podem dos lugares verdadeiramente importantes, da política, das empresas, das associações, etc.
Mas onde sinto que a mulher é mais discriminada é no mundo das religiões. E nem sequer estou a pensar nas "Arábias", basta percebermos que na Igreja Católica não há lugar para "madres" (no verdadeiro sentido da palavra), só para padres...

A pintura que vos ofereço é de Diego Rivera, e tem muito a ver com este dia da Mulher, apesar das flores, ela continua nua e de costas...

quarta-feira, março 05, 2008

Os Donos da Praia...

Este mau tempo que assola o país, especialmente o litoral, fez-me pensar em várias coisas...

Tudo porque os portugueses têm desafiado o Mar, em toda a sua dimensão, ao longo dos séculos. Mas nunca foram tão longe, como nos últimos trinta anos, onde resolveram instalar-se, comodamente, à beira-mar (quanto mais próximo da areia e das ondas melhor...). Em alguns pontos (especialmente no Algarve) da costa, até foram criadas praias particulares, já que os únicos acessos públicos existentes são pelo mar...
Claro que os rugidos e a revolta das águas, já devem ter feito pensar esta meia dúzia de "privilegiados", que construiram vivendas, hoteis e prédios, a poucos metros da praia, contra a legislação existente e o próprio bom senso.
O que acaba por ser engraçado (mesmo sem ter graça nenhuma), é ser a própria natureza a repor a ordem nas coisas...
O mais irónico, é que antes era o homem que se aproximava do mar (quanto mais perto das praias melhor...), agora é o mar que se aproxima das casas e do homem (quanto mais perto da "civilização" melhor...).
A fotografia que ilustra o texto retrata as torres de Ofir, um dos muitos exemplos, do que não se devia fazer, na costa portuguesa.

segunda-feira, março 03, 2008

Paisagens de Outros Tempos (4)

Olhem como era a Rua do Carmo, nos anos setenta, em época de saldos!...

A Rua do Carmo tornou-se ainda mais popular com um canção de António Manuel Ribeiro e dos UHF, tudo gente d'Almada, onde eles repetiam com enfase: «Rua do Caarmoo!», sem se esquecerem de referir as mulheres bonitas que subiam o Chiado...
A fotografia é de José Maurício.